Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Empregado pode cobrar, após aposentadoria, FGTS não depositado por empregador durante contrato

Quando o trabalhador tem sua aposentadoria concedida pela Previdência Social ele poderá movimentar a sua conta vinculada no FGTS, conforme inciso III do artigo 20 da Lei nº 8.036/1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Naturalmente, também terá esse direito em caso de rescisão do contrato concomitante à aposentadoria. Porém, se o empregador deixou de depositar o FGTS do empregado na época certa e este não conseguiu levantar os depósitos quando se aposentou, ele poderá cobrar judicialmente estas diferenças.

Acompanhando o voto do juiz convocado Jessé Cláudio Franco de Alencar, a 9ª Turma do TRT-MG manteve, parcialmente, a sentença de 1º Grau, que condenou o empregador a depositar o FGTS devido ao reclamante desde o período da admissão até a aposentadoria dele.

O Juízo de 1º Grau acatou o pedido do reclamante e determinou que o empregador depositasse as diferenças do FGTS ou que pagasse diretamente ao autor o valor, com dedução dos valores quitados na forma do Termo de Confissão de Dívida celebrado com a Caixa Econômica Federal. O reclamado não se conformou com a decisão e recorreu, sustentando que não existem as diferenças alegadas e que a condenação no FGTS geraria o pagamento em duplicidade (FGTS depositado junto à CEF e FGTS pago no bojo de reclamação trabalhista).

Mas, segundo esclareceu o juiz relator, a partir do momento em que o reclamante rescindiu o contrato de trabalho e se aposentou por idade, ele adquiriu o direito de levantar o FGTS, conforme inciso III do artigo 20 da Lei nº 8.036 de 1990. Além disso, a Cláusula oitava do Termo de Confissão de Dívida firmado entre o réu e a Caixa Econômica Federal, dispõe que "o Devedor se obriga a recolher, de uma só vez, as importâncias relativas a empregado que faça jus à movimentação de sua conta vinculada ou que tenha rescindido ou extinto seu contrato de trabalho, deduzindo-as das parcelas vincendas."

De acordo com o magistrado, os extratos de FGTS anexados ao processo comprovaram a ausência de recolhimento, sendo devidas as diferenças postuladas pelo reclamante. Acompanhando esse entendimento, a Turma manteve a condenação quanto ao depósito do FGTS devido ao reclamante no período de sua admissão até sua aposentadoria, ou, no caso de descumprimento da obrigação de fazer, a pagar, diretamente, ao autor os valores apurados em liquidação de sentença, deduzidas as quantias já pagas.

  • Publicações8632
  • Seguidores631538
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5360
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-pode-cobrar-apos-aposentadoria-fgts-nao-depositado-por-empregador-durante-contrato/100621718

Informações relacionadas

Trabalhador que continua no emprego após aposentadoria tem direito a multa sobre FGTS na dispensa sem justa causa

Diego Ramos, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

Petição de Juntada de Procuração

Bruno Delomodarme, Advogado
Artigoshá 5 anos

Minha aposentadoria foi negada, pois meu patrão não recolheu INSS. E agora?

Guilheme Lima, Advogado
Modeloshá 4 anos

Falta de Depósito do FGTS

Danielle Bezerra, Advogado
Artigoshá 4 anos

INSS mostra como o aposentado pode sacar o FGTS

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E lamentavel que apos tanto tempo esperando por esse dia ,vc descobre que foi enganado nao tem fgts e para garantir alguma coisa que batalhou anos e anos tem que entrar na justiça para receber um direito seu que esta escrito na constituição brasileira e lamentavel que isso possa acontecer com a gente depois de tanto sacrificio ter que pagar um advogado para vermos os direito que e nosso e lamentavel e os nossos representante essa falça justiça os direitos nunca foram iguais se isso voce verdade eu nao teria que pagar 30% da minha vida pra ver meus direito sendo violado continuar lendo

O empregado por mais humilde que seja não deve temer o seu empregador por mais bem desenvolvido economicamente, pois o direito é igual a todos perante à lei, o excelentíssimo soube mt bem ponderar nessa ocasião. continuar lendo