Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

É inválida redução da comissão do vendedor em razão de descontos concedidos ao cliente

A redução do percentual da comissão do vendedor nas transações em que são concedidos descontos ao cliente nas vendas efetuadas por ele implica em prejuízo ao empregado e representa transferência para o trabalhador de parte do ônus da estratégia da empresa para aumentar as vendas. Isso fere o artigo da CLT, que atribui ao empregador os ônus do empreendimento.

O juiz Anselmo Bosco dos Santos, em sua atuação na 1ª Vara do Trabalho de Formiga, entendeu ter ocorrido desequilíbrio na relação entre empregado e empregador e deferiu ao reclamante diferenças de comissões, em razão da redução do seu percentual em 0,1% e 0,15% a cada desconto concedido a cliente.

Para estimular as vendas, a ré permitia que o reclamante concedesse descontos aos clientes nas vendas efetuadas. Entretanto, havia a redução do percentual da comissão do vendedor de 0,1% e 0,15% para cada 1% de desconto concedido ao comprador. Dessa forma, a empresa, mesmo reduzindo o valor da venda, obtinha lucro maior, ao reduzir sua obrigação trabalhista transferindo para o trabalhador parte do ônus do seu negócio.

No entender o magistrado, além do comportamento pautado pela boa-fé o que é o mínimo a se esperar dos contratantes - a ordem jurídica exige uma conduta efetiva tendente à boa e fiel execução do contrato, o que não ocorreu no caso. Daí o dever da ré de restituir os descontos indevidos nas comissões do vendedor, com todos os reflexos legais.

A reclamada recorreu, porém, o TRT-MG manteve a decisão de 1º Grau nesse aspecto.

  • Publicações8632
  • Seguidores631499
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3396
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-invalida-reducao-da-comissao-do-vendedor-em-razao-de-descontos-concedidos-ao-cliente/100694907

Informações relacionadas

Contestação - TRT04 - Ação Salário Substituição - Atsum - contra Flach & Ribeiro

Silvio Almeida, Advogado
Artigoshá 7 anos

Possibilidade de alteração e/ou redução do percentual de comissionamento a luz da CLT

Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região
Jurisprudênciahá 8 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região TRT-17 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: RO XXXXX-05.2014.5.17.0007

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo 4. Comissões e Percentagens

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

2. Jurisprudência: conceito, papel sistemático e classificação

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Entendo que a empresa não pode transferir o risco do negócio para o empregado. Se este efetua a venda tem direito à comissão integral sobre o valor do negócio pois a sua função é vender e a do empresário de estabelecer o preço do bem que preserve as suas margens.
Cada um na sua. continuar lendo

O juiz usa um raciocínio apenas para um lado: se a redução de preço da mercadoria gerou lucros para a empresa com o aumento da escala de vendas, exatamente a mesma coisa deu-se com os ganhos do empregado, pois neste caso o vendedor tem liberdade para escolher se dá ou não o desconto e se resolve fazê-lo, é porque sabe que também vai ganhar. Uma decisão lamentável: de um lado a má-fé do empregado e de outro o paternalismo e duplicidade moral da Justiça Trabalhista. continuar lendo

Concordo plenamente. continuar lendo