Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Hospital pagará feriados em dobro a enfermeira que cumpria jornada 12x36

A enfermeira de um hospital, que cumpria jornada especial de 12x36, buscou na Justiça do Trabalho o pagamento, em dobro, dos dias de feriados nos quais ela trabalhou. Segundo alegou, ela era a única enfermeira do turno da noite e trabalhou em feriados civis e religiosos, sem o devido pagamento de forma dobrada. O hospital alegou que o fato de serem concedidas 36 horas de folga depois de 12 horas de trabalho compensa o labor em feriados.

Porém, a juíza Juliana Campos Ferro Lage, em sua atuação na 22ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, deu razão à enfermeira. Ela apurou, nos registros de ponto da trabalhadora, que ela efetivamente trabalhou em diversos feriados, à exceção dos dias em que eles coincidiram com a folga da jornada 12x36.

Diante disso, a magistrada aplicou o entendimento já pacificado neste Tribunal, nos termos da Orientação Jurisprudencial nº 14, que estabelece que o labor na jornada de 12x36 não exclui o direito do empregado ao recebimento em dobro dos feriados trabalhados, mas apenas dos domingos, que já se encontram automaticamente compensados. No mesmo sentido, a Súmula 444 do TST, que assegurou remuneração dobrada para os feriados trabalhados nesse regime especial.

Assim, a juíza condenou as empregadoras ao pagamento em dobro pelos feriados durante a jornada 12x36, utilizando o divisor 210, a Súmula 264 do TST e a evolução salarial da empregada, com reflexos cabíveis. O hospital recorreu da decisão, que foi mantida pelo TRT de Minas.

  • Publicações8632
  • Seguidores631538
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hospital-pagara-feriados-em-dobro-a-enfermeira-que-cumpria-jornada-12x36/100701616

Informações relacionadas

Carlos Wilians, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo | Quesitos à Perícia Técnica de Periculosidade

Eunice de Araújo Gomes, Advogado
Artigoshá 7 anos

O que o trabalhador perdeu com a jornada 12x36 da Reforma Trabalhista

Giacaglia Advogados, Advogado
Artigoshá 2 anos

Direitos trabalhistas dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem

Hugo Vitor Hardy de Mello, Advogado
Artigoshá 7 anos

Feriados devem ser pagos dobro para quem trabalha em regime de escalas?

Petição Inicial - TJSP - Ação A. Ilegitimidade Passiva da Agravante Amil - Apelação Cível - contra Amil Assistência Médica Internacional

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)