Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Parte sucumbente no objeto da perícia responde por honorários periciais

Em uma reclamação trabalhista contra o Município de Belo Horizonte, já em fase de execução, o Juízo de 1º Grau determinou que os honorários periciais fossem pagos pelo Município, que foi a parte sucumbente no objeto da prova pericial. O Município executado interpôs agravo de petição, negando a sucumbência, uma vez que a perícia realizada na fase de conhecimento do processo para comprovar ou não a insalubridade foi objeto de transação, com participação do sindicato profissional. Requereu a isenção dos honorários periciais ou a sua limitação a um salário mínimo, conforme artigo 3º da Resolução Administrativa nº 84/2006 do TRT da 3ª Região.

Ao apreciar o caso, a 3ª Turma do TRT-MG, acompanhando o voto da desembargadora Emília Facchini, manteve a decisão de 1º Grau, ressaltando que, de fato, o adicional de insalubridade pleiteado na petição inicial foi quitado em decorrência de composição estabelecida em sede de negociação coletiva. Porém, a perícia foi determinada e realizada anteriormente, quando o direito à parcela ainda era controvertido.

A relatora sustentou que somente o Município executado deve pagar os honorários periciais, já que deu motivo à realização da perícia ao negar o pedido de pagamento do adicional de insalubridade, ficando vencido na matéria, ainda que parcialmente, conforme dispõe o artigo 790-B da CLT.

No entender da magistrada, a pretensão do Município de isenção do pagamento dos honorários periciais não tem nenhum respaldo legal, mesmo em se tratando de Ente Público, pois o perito não é obrigado a trabalhar de graça e deve ser remunerado pelo seu trabalho, que exige conhecimento técnico específico para ser executado. Ela frisou que o valor dos honorários periciais fixado pelo Juízo de 1º Grau, além de ser uma prerrogativa do juiz, está de acordo com o trabalho técnico realizado, não sendo aplicado ao caso a Resolução Administrativa nº 84 do TRT da 3ª Região, pois os seus termos são voltados para o beneficiário da justiça gratuita.

Diante dos fatos, a Turma negou provimento ao agravo de petição e manteve a condenação do Município de Belo Horizonte ao pagamento de honorários ao perito oficial.

  • Publicações8632
  • Seguidores631530
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações846
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parte-sucumbente-no-objeto-da-pericia-responde-por-honorarios-periciais/100707033

Informações relacionadas

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Reclamatória Trabalhista - Atualizada!

Davi D'lírio, Advogado
Notíciashá 6 anos

Trabalhador só responde por honorários de perícia que for designada após reforma

Edilson Aguiais, Advogado
Modeloshá 3 anos

[MODELO] Petição Negando Impugnação de Honorários Periciais - Goiás

Parte sucumbente no objeto da perícia responde por honorários periciais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)