Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Técnico em radiologia receberá diferenças salariais com base em reajuste do salário mínimo

O artigo 468 da CLT dispõe que só é lícita a alteração das condições estabelecidas no contrato de trabalho por mútuo consentimento, e desde que disso não resulte prejuízo ao empregado. Caso contrário a cláusula que infringir essa garantia poderá ser declarada nula. E foi isso o que aconteceu no caso julgado pelo juiz Pedro Paulo Ferreira, em sua atuação na 13ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Ele deferiu diferenças salariais a um técnico em radiologia, cuja empregadora deixou de corrigir o seu salário com base no aumento do salário mínimo, como vinha sendo feito desde o início do contrato.

O reclamante informou que trabalhou para a empresa reclamada de 2003 a 2010, na função de técnico em radiologia, tendo sido contratado para receber três salários mínimos, o que ocorreu até 2007. Porém, a partir daí, a empresa deixou de corrigir seu salário pelo mesmo índice de aumento do salário mínimo. Já a ré alegou que, desde o início do contrato, a remuneração do trabalhador sofreu reajustes em função das convenções coletivas da categoria e não do salário mínimo.

Mas, pela prova testemunhal, o juiz sentenciante apurou que o reclamante e os demais técnicos em radiologia recebiam reajustes salariais de acordo com a correção do salário mínimo. E mais: a ré prometeu aos técnicos em radiologia que a remuneração seria composta de três salários mínimos mais 40% de adicional de periculosidade. Entretanto, a partir de abril de 2007, a empresa deixou de corrigir o salário do reclamante pelo reajuste do salário mínimo, passando somente a fazer reajustes com base nas convenções coletivas da categoria.

No entender do magistrado essa alteração foi unilateral e causou prejuízos ao reclamante, o que não é permitido, nos termos do artigo 468 da CLT. Diante dos fatos, ele julgou procedente a pretensão do reclamante de receber diferenças salariais pelos reajustes do salário mínimo a partir de abril de 2007, com reflexos em 13º s salários, férias acrescidas de 1/3, FGTS com a indenização de 40%, horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade e aviso prévio indenizado. A reclamada recorreu, mas o TRT de Minas manteve a sentença.

  • Publicações8632
  • Seguidores631534
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1053
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tecnico-em-radiologia-recebera-diferencas-salariais-com-base-em-reajuste-do-salario-minimo/112112861

Informações relacionadas

Ausência de comunicação de férias no prazo legal constitui infração administrativa e não gera pagamento em dobro

Juíza concede diferenças salariais a técnico em radiologia com base no piso profissional definido pelo STF

Documentos diversos - TRT18 - Ação Técnico em Radiologia - Acpciv - de Ministério Público do Trabalho contra Municipio de Cavalcante

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 9 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA: AIRR XXXXX-47.2014.5.08.0110

Contestação - TRT18 - Ação Técnico em Radiologia - Atord - contra LH Silva - Clinica Veterinaria EIRELI e Ceiv Consultorio de Especialidades

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)