Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Gari tem reconhecido direito a adicional de insalubridade em grau máximo

O contato com o lixo urbano foi o critério qualitativo adotado legalmente para a concessão do adicional de insalubridade, em grau máximo, aos trabalhadores. O anexo 14, da NR 15, da Portaria nº 3.214/1978 do MTE não distingue o lixo coletado pelos garis que trabalham em caminhões e usinas de processamento daquele proveniente da varrição de rua. Apreciando o pedido de uma gari ao adicional de insalubridade em grau máximo, a juíza Carla Cristina de Paula Gomes, em sua atuação na 2ª Vara do Trabalho de Passos, deu razão à trabalhadora.

O Município de São João Batista do Glória negou que a gari estivesse exposta a qualquer agente insalubre no exercício de sua função, que era a varrição de ruas. Mas não foi essa a conclusão obtida na prova pericial designada para esclarecer a questão. Após inspecionar os locais de trabalho da gari e considerar as atividades que ela desempenhava em cotejo com a legislação específica (Lei 6514/77 e Portaria n. 3214/78 do MTE , que classifica o trabalho permanente com o lixo urbano como insalubre, sem qualquer distinção entre os trabalhadores que varrem e os que recolhem o lixo urbano), o perito enquadrou a atividade da trabalhadora como insalubre, em grau máximo. O laudo técnico revelou também que o município empregador não cumpre rigorosamente o estabelecido nas normas ministeriais.

A juíza sentenciante acolheu a conclusão da perícia, ressaltando que esta decorreu de elucidativo trabalho do auxiliar do Juízo que abordou aspectos fundamentais para a solução da questão discutida no processo. Ela destacou que, embora o juiz não seja obrigado a acatar as concluões do perito, no caso examinado, a parte contrária não desconstituiu o teor do laudo pericial, não havendo nada nos autos que autorize a negar valor à conclusão da perícia.

Assim, a magistrada reconheceu o direito da gari ao adicional de insalubridade em grau máximo, a ser calculado sobre o salário mínimo, com reflexos em férias com 1/3, 13ºs salários e FGTS. Houve recurso dessa decisão, mas ela foi mantida pelo TRT de Minas.

  • Publicações8632
  • Seguidores631533
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8747
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gari-tem-reconhecido-direito-a-adicional-de-insalubridade-em-grau-maximo/112115024

Informações relacionadas

Bruno Pellizzetti, Advogado
Artigoshá 5 anos

Gari tem direito a aposentadoria especial?

Campagnoli Advocacia, Advogado
Artigoshá 2 anos

Você sabia? Coletores de lixo e garis tem direito ao adicional de insalubridade.

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-03.2019.5.21.0042

[Modelo] Reclamação Trabalhista Insalubridade por Lixo Urbano

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Requerimento Administrativo Aposentadoria Especial - INSS

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deveriam ter também o direito cumulativo ao Adicional Periculosidade. O risco que correm de sofrer acidentes como o atropelamento, por exemplo, é enorme. continuar lendo

baseado em que norma legal poderia ser concedido adicional de periculosidade por risco de atropelamento? periculosidade apenas em casos de trabalho com explosivos, inflamáveis, eletricidade e, atualmente, segurança patrimonial.
a menos que tivesse alguma norma coletiva a respeito. continuar lendo

Corretissima, lutar pelos direitos adquiridos. continuar lendo

Concordo plenamente pois se não forem eles quem mais recolherá nosso lixo, e mais onde fica nossa saúde e a deles que muito fazem por nós apesar de não terem um chance melhor de vida, pois com certeza não escolheram este tipo de trabalho por que simplesmente quiseram mas por não terem outra oportunidade, mas se tivessem essa chance tenho certeza que mudariam de ramo de atividade, para o bem deles e de sua própria família e saúde. continuar lendo

Ola Ruth sou gari varredor , não por falta de oportunidade, sou lojista tatuador e barbeiro , trabalho no período da manhã na prefeitura por escolha fiz concurso visando estabilidade tenho muitos clientes na minha área que é estética , sei que muitos não tiveram oportunidade mas hoje um varredor da prefeitura ganha mais que o agente de saúde trabalha menos tempo por lei , se tonar gari tem sido vontade de muitos pelo ótimo salário , continuar lendo

Excelente entendimento ! continuar lendo