Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Empresa que rescindiu contrato de experiência antes do prazo terá de pagar aviso prévio

A Súmula 163 do TST dispõe: "Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do art. 481 da CLT." Com base nesse entendimento, expresso no voto do desembargador Luiz Antônio de Paula Iennaco, a Turma Recursal de Juiz de Fora manteve a sentença que determinou o pagamento do aviso prévio a um empregado que foi dispensado antes do término do seu contrato de experiência.

Admitido em 25/02/2011, o reclamante alegou ter firmado com a empresa contrato de experiência, cujo prazo inicial seria de 30 dias. Mas esse prazo foi posteriormente prorrogado por 60 dias, com término previsto para 25/05/2011. Entretanto, a reclamada antecipou em quase um mês a rescisão do contrato. Em sua defesa, a empresa sustentou a existência de cláusula contratual que permite às partes a rescisão unilateral antecipada prevista no artigo 481 da CLT. Há também no contrato ressalva expressa de que não será devido o aviso prévio, mas apenas a indenização do artigo 479 da CLT. Mas o juiz sentenciante deu razão ao trabalhador e determinou o pagamento do aviso prévio.

Em seu recurso, a ré insistiu na existência de cláusula contratual no sentido de que a rescisão antecipada do contrato de experiência não implica o pagamento de aviso prévio, pois é assegurado às partes, contratualmente, o pagamento da multa prevista no artigo 479 da CLT.

Rechaçando a tese da empresa, o relator esclareceu que a cláusula contratual em questão, que afasta o pagamento de aviso prévio em qualquer hipótese, é inválida. Ele frisou que a dispensa antecipada do contrato de experiência implica a indeterminação do contrato, conforme artigo 481 da CLT, que dispõe que "nos contratos por prazo determinado que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão, antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado."

O magistrado destacou que a cláusula contratual que prevê a rescisão antecipada foi utilizada pela reclamada, passando os efeitos do contrato de experiência a ser aqueles próprios do contrato por prazo indeterminado. Ele citou a Súmula 163 do TST, no mesmo sentido.

Dessa forma, no entendimento do relator, o contrato de experiência se indeterminou e, por essa razão, o reclamante tem direito ao aviso prévio indenizado. Por esse fundamento, a Turma negou provimento ao recurso da reclamada e manteve a sentença que determinou o pagamento do aviso prévio ao reclamante.

  • Publicações8632
  • Seguidores631533
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19708
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-que-rescindiu-contrato-de-experiencia-antes-do-prazo-tera-de-pagar-aviso-previo/112177908

Informações relacionadas

Dias Brasil Silveira Advocacia
Notíciashá 10 anos

Empresa que rescindiu contrato de experiência antes do prazo terá de pagar aviso prévio.

Dias de licença médica não se incluem na contagem do período de experiência

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
Jurisprudênciahá 8 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - RECURSO ORDINÁRIO: RO XXXXX-94.2015.5.01.0035 RJ

Empresa que rescindiu contrato de experiência antes do prazo terá de pagar aviso prévio

João Pedro Ferraz Teixeira, Advogado
Artigoshá 8 anos

Meu patrão pode alterar meu contrato de trabalho?

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Com todo respeito aos que entendem de forma contrária, não vejo nenhum absurdo na decisão. A inteligência do art. 481 da CLT. A regra é a de que o contrato de experiência seja cumprido até a data final estipulada para tanto. Efetivando-se essa condição, nada será devido. Todavia, na hipótese de se aplicar a rescisão antecipada aplicam-se os princípios pertinentes ao contrato por prazo indeterminado. O que ocorre é que muitas pessoas não compreendem o comando da lei que, assim, visou criar uma penalidade para quem rompe antecipadamente o pacto firmado com tempo determinado. Simples assim. continuar lendo

Agiu bem o TST. agiu exatamente em conformidade com a lei. continuar lendo

Não entendo porque criticam a decisão, ela foi totalmente embasada na CLT, foi a própria empresa que estabeleceu o art. 481 no Termo de Contrato e o art. diz claramente que por ambas as partes se aplica os princípios que regem a rescisão por prazo indeterminado, logo é cabível o Aviso Prévio. Parabéns ao Magistrado!!! continuar lendo

Corretíssima decisão. continuar lendo