Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

JT garante enquadramento sindical a radialista que atua em empresa não diretamente ligada à radiodifusão

Acompanhando voto da desembargadora Maria Stela Álvares da Silva Campos, a 9ª Turma do TRT-MG negou provimento ao recurso interposto por uma fundação cultural e uma universidade particular (Uni-BH) contra a decisão que reconheceu a condição de radialista a uma ex-empregada das rés. Com a decisão, a reclamante terá direito aos benefícios e vantagens previstos na Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado de Minas Gerais SINTER-MG.

Nos termos do artigo da Lei nº 6.615/1978, "considera-se empresa de radiodifusão, para os efeitos desta Lei, aquela que explora serviços de transmissão de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo público em geral, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão). O Parágrafo único do mesmo artigo estabelece:"Considera-se igualmente, para os efeitos desta lei, empresa de radiodifusão: (...) d) a entidade privada e a fundação mantenedora que executem serviços de radiodifusão, inclusive em circuito fechado de qualquer natureza".

Em seu voto, a relatora observou os depoimentos da reclamante, do preposto e de uma testemunha e chegou à conclusão de que a trabalhadora realmente atuou como radialista, nos termos da alínea d do parágrafo único do artigo da Lei nº 6.615/1978.

A reclamante declarou que era editora de VT, fazendo edição de matérias e programas, além de produzir vinhetas, ou seja, as chamadas das matérias a serem exibidas na TV ou em sala de aula. Por sua vez, o preposto não soube informar a potência da TV UNI-BH, mas afirmou que ela tem natureza fechada e de cunho acadêmico. Ele confirmou que a reclamante era técnica especializada em edição e que, nessa função, ela fazia edição de VT e ajuste de áudio. A prova oral foi completada pelo depoimento de uma testemunha que informou que as matérias eram exibidas no canal universitário de TV a cabo.

Diante desse quadro, a magistrada ressaltou que o enquadramento profissional faz-se prioritariamente pela especificidade da função exercida pelo trabalhador, e não pela atividade econômica preponderante do empregador. Assim, mesmo que a empresa não explore atividade econômica diretamente ligada à radiodifusão, será radialista o empregado que atua nessa profissão e exerça quaisquer das funções listadas no artigo da Lei nº 6.615/1978.

Acompanhando esse entendimento, a Turma negou provimento aos recursos das reclamadas e manteve a decisão que reconheceu o enquadramento da reclamante como radialista.

  • Publicações8632
  • Seguidores631533
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações597
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jt-garante-enquadramento-sindical-a-radialista-que-atua-em-empresa-nao-diretamente-ligada-a-radiodifusao/159033860

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)