Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    União perde oportunidade de se manifestar sobre nulidade da citação

    Nos termos do artigo 245 do CPC, a parte deve alegar a nulidade do ato na primeira oportunidade em que tiver para falar no processo, sob pena de preclusão. Por isso, a 3ª Turma do TRT-MG rejeitou a alegação de nulidade da citação, feita pela União Federal, sucessora da extinta RFFSA. É que, após vista do processo por 30 dias e diversas manifestações posteriores sem nada mencionar a respeito, ocorreu a preclusão, que é a perda do direito de praticar o ato.

    A União pediu em seu recurso a nulidade da decisão que homologou os cálculos do processo, sob o argumento de que não foi citada para opor embargos, na forma do artigo 730 do CPC. Mas o juiz convocado Maurílio Brasil não concordou. Isso porque, conforme esclareceu, não houve qualquer prejuízo para a recorrente, pois, desde que foi incluída na reclamação, como sucessora da Rede Ferroviária Federal, ela teve ciência de todos os atos processuais, tendo, inclusive, apresentado embargos e agravo de petição.

    Além disso, a União permaneceu com o processo por 30 dias e manifestou-se diversas vezes depois, nada dizendo em relação à suposta nulidade. Com base no teor do artigo 245 do CPC, o relator concluiu que ocorreu a preclusão da oportunidade, no que foi acompanhado pela Turma julgadora.

    ( 0108000-49.1997.5.03.0048 AP )

    • Publicações8632
    • Seguidores631526
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-perde-oportunidade-de-se-manifestar-sobre-nulidade-da-citacao/3052768

    Informações relacionadas

    Notíciashá 13 anos

    Citação por correio de pessoa jurídica é válida

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 7 anos

    Terceira Turma reconhece nulidade de citação recebida por porteiro antes do novo CPC

    Bruno Fuga, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Direito jurisprudencial STJ

    Correio Forense
    Notíciashá 4 anos

    TRT-GO declara nulidade de citação feita pelos Correios fora do horário comercial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)