Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Atraso na homologação do acerto gera direito à multa do artigo 477 da CLT

Quando o acerto rescisório não é realizado integralmente no prazo fixado pela lei, o empregador deve ser penalizado com o pagamento de multa, no valor equivalente a uma remuneração mensal do trabalhador. Esta foi a interpretação dada ao artigo 477 da CLT pela juíza substituta Maria Irene Silva de Castro Coelho, na 2ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, ao julgar o caso de um trabalhador cuja homologação da rescisão contratual foi realizada com atraso.

Conforme observou a juíza, o afastamento do reclamante ocorreu no dia 01/09/2011, com recebimento de aviso prévio indenizado. Mas o acerto rescisório só foi homologado pelo Sindicato da categoria do trabalhador no dia 16/09/2011. Ou seja, o prazo de 10 dias previsto no parágrafo 6º do artigo 477 da CLT foi ultrapassado. No entender da magistrada, o atraso justifica a aplicação da multa prevista no parágrafo 8º do mesmo dispositivo legal. É que o acerto rescisório não se resume ao pagamento das verbas no prazo legal (o que sequer foi comprovado no processo, como ressaltou a julgadora). "O acerto rescisório é ato complexo que envolve não apenas o pagamento das parcelas, como também a entrega das guias TRCT, GRFC, CD/SD, anotação da data de saída na CTPS do obreiro, dentre outras" , pontuou na sentença.

Para a corrente seguida pela juíza sentenciante, não basta pagar as verbas rescisórias dentro do prazo legal. Somente a homologação aperfeiçoa a rescisão. Isso porque apenas com a homologação o trabalhador passa a ter acesso à conta vinculada do FGTS e pode receber o seguro-desemprego. Ademais, como lembrou a julgadora, o recibo de quitação da rescisão do contrato de trabalho firmado por empregado com mais de um ano de serviço somente será válido quando feito com a assistência do sindicato de classe ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho. Nesse sentido dispõe o parágrafo 1º do artigo 477 da CLT.

Portanto, para a julgadora, o acerto rescisório deveria ter sido efetuado integralmente dentro do prazo fixado no parágrafo 6º do artigo 477 da CLT, o que não ocorreu. Por essa razão, a indústria de bebidas foi condenada a pagar a multa prevista no parágrafo 8º, no valor equivalente a uma remuneração mensal do trabalhador. O TRT mineiro confirmou a condenação.

( 0002100-30.2011.5.03.0002 RO )

  • Publicações8632
  • Seguidores631533
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72442
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atraso-na-homologacao-do-acerto-gera-direito-a-multa-do-artigo-477-da-clt/3132426

Informações relacionadas

Dacio Rogério Brito , Advogado
Artigoshá 7 anos

Reforma Trabalhista – Novo Prazo para Homologação da Rescisão Contratual

Antonia Ximenes, Advogado
Artigoshá 9 anos

Atraso na homologação gera multa

Giovana Andrioli, Advogado
Artigoshá 5 anos

Rescisão do contrato: Prazo para pagamento e entrega de documentos

Alexandre Bastos, Advogado
Artigoshá 3 anos

Quanto tempo a empresa tem para pagar a rescisão após a demissão?

Luiz Ernesto Nogueira Advogados, Advogado
Artigoshá 7 anos

6 perguntas e respostas acerca do pagamento e homologação das verbas rescisórias

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Qual o prazo de ser pago a multa quando o pagamento da rescisão não foi paga no dia? continuar lendo

Eu fui mandado embora da empresa por causa de um atestado que eu passei no pronto-socorro e nisso aí a empresa pegou e me mandou eu ir embora ela não fez a homologação de jeito nenhum falou que era para mim procurar a justiça continuar lendo

Gostaria de ressaltar que a minha situação e que hoje já está atrasado a minha rescisão que assinei o meu aviso prévio indenizado no dia 01/07/2020 e até o dia de hoje não fui chamada preciso de uma orientação sobre o que fazer contra essa empresa sem mais meu muito obrigado. continuar lendo

Comecei meu aviso dia 13maio e terminou 23 maio quando devo receber meu tempo de casa continuar lendo