Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estrangeiro com visto temporário no país não pode ser contratado por prazo indeterminado


    A 2ª Turma do TRT de Minas examinou o recurso de um grupo econômico que não se conformava em ter de pagar a um ex-empregado estrangeiro indenização pela ruptura antecipada do contrato a termo, prevista no artigo 479 da CLT. O dispositivo estipula que, nos contratos que tenham termo final estipulado, o empregador que despedir o empregado sem justa causa será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, metade da remuneração a que teria direito até o fim do contrato. As empresas pretendiam convencer os julgadores de que o contrato de experiência firmado com o empregado era válido, tendo se transformado automaticamente em contrato por prazo determinado. Para elas, somente as verbas rescisórias típicas da dispensa sem justa causa seriam devidas.

    Mas a relatora, desembargadora Maristela Iris da Silva Malheiros, não acatou a pretensão, negando provimento ao recurso. É que o reclamante ingressou no Brasil com visto temporário e, nesse caso, a análise da legislação aplicável leva à conclusão de que a empresa não poderia firmar com ele contrato de trabalho por tempo indeterminado. A magistrada observou que o trabalhador estrangeiro apresentou um contrato de trabalho por tempo determinado celebrado com uma das reclamadas em 02/05/11, com prazo de duração de dois anos. Como foi dispensado em 07/10/11, considerou correta a condenação ao pagamento da indenização pela ruptura antecipada.

    A decisão registrou que o reclamante foi contratado para exercer a função de "controller" de projeto, cargo de natureza técnica, cujo contrato é regulado pelo Decreto-Lei nº 691, de 18 de julho de 1969. Esta legislação dispõe "sobre a não aplicação, aos contratos de técnicos estrangeiros, com estipulação de pagamento de salários em moeda estrangeira, de diversas disposições da legislação trabalhista". Segundo a relatora, a norma deixa evidente a impossibilidade de aplicação da regra de indeterminação do prazo do contrato de trabalho aos contratos firmados com técnicos residentes ou domiciliados no exterior para execução, no Brasil, de serviços especializados, em caráter provisório. "No caso, aplica-se o princípio da especialidade da norma em relação ao trabalho do estrangeiro, pois o caput do art. 1º desse Decreto-Lei é compatível com a atual ordem constitucional, tendo sido recepcionado nesse aspecto", explicou no voto, acrescentando que o Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/80) estabelece a possibilidade de concessão de um visto temporário para trabalho do estrangeiro no território nacional e determina que o prazo de estada do estrangeiro para trabalhar no Brasil deve corresponder à duração do contrato, "observado o disposto na legislação trabalhista". Para ela, fica claro que o trabalho do estrangeiro vinculado a um visto temporário é um desses contratos de trabalho diferenciados, pois não é regulado somente pela legislação do trabalho, mas conjuntamente pela Lei nº 6.815/80.

    "Embora a legislação trabalhista brasileira seja aplicada ao contrato de trabalho do reclamante, não há se falar em possibilidade de contrato de trabalho por prazo indeterminado com estrangeiro com visto temporário no país, pois é impossível transformar uma estada provisória no território nacional em permanente, por meio de contrato de trabalho", concluiu, esclarecendo que a duração do contrato de trabalho do estrangeiro não diz respeito apenas às partes envolvidas. A matéria insere-se na competência do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), órgão que editou a Resolução normativa 74/2007, que regula a concessão de autorização de trabalho a estrangeiros, fixando o prazo máximo de dois anos para os respectivos contratos de trabalho.

    "Condicionada a estadia do estrangeiro no território nacional à duração do contrato por período determinado, seria ilegal a alteração do contrato em sentido diverso, de forma tácita ou escrita, visto que o trabalho do estrangeiro em território nacional depende de autorização do Estado", foi como a desembargadora finalizou a sua análise sobre o caso. Acompanhando esse entendimento, a Turma de julgadores decidiu confirmar a sentença que desconsiderou o contrato de experiência firmado com o reclamante, mantendo a natureza do contrato temporário, nos moldes do artigo , parágrafo único, do Decreto-Lei nº 691/1969, que determina a aplicação do art. 479 da CLT em caso de ruptura antecipada do contrato sem justa causa pelo empregador.

    ( 0001291-27.2013.5.03.0113 RO )



    • Publicações8632
    • Seguidores631534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1645
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estrangeiro-com-visto-temporario-no-pais-nao-pode-ser-contratado-por-prazo-indeterminado/358562517

    Informações relacionadas

    Carlos Eduardo Vanin, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Acordo e convenção coletiva de trabalho

    Empresa deve cumprir convenção coletiva mesmo não sendo filiada ao sindicato da categoria patronal

    Cibelle Gerardi, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Naturalização Brasileira: Tudo o que você precisa saber.

    COAD
    Notíciashá 12 anos

    Estrangeiro que trabalha 2 anos no Brasil pode pedir visto permanente

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Sou estrangeiro atualmente empregado no Brasil. Desde janeiro de 2016 ate setembro de 2017 estive trabalhando em uma empresa que fez a solicitação do permiso de trabalho ao Ministério de Trabalho para eu poder trabalhar na empresa. Na petição feita ao MTE a empresa apresentou contrato de trabalho por prazo determinado valido a partir do primeiro dia na empresa e pelo tempo que for autorizado pelo Ministério de Relações Exteriores no visto, o tempo autorizado pelo Ministério de Relações Exteriores no visto foi de 2 (dois) anos. No entanto eu fui demitido sem justa causa aos 9 meses.
    Segundo o artigo 479 da CLT nos contratos que tenham termo final estipulado, o empregador que despedir o empregado sem justa causa será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, metade da remuneração a que teria direito até o fim do contrato. No entanto eu recebi recisão como se eu tivesse sido contratado por tempo indeterminado. Ao requerer a empresa ao respeito eles alegaram que eles não faziam esse tipo de contrato, que apenas tinham feito para poder me contratar, que não tinham o dinheiro para pagar e que me davam a possibilidad de recontratação. Eu disse que tinha que pensar, mas precissava do dinheiro do FGTS e sem o documento da recissão não poderia fazer o saque do mesmo, por este motivo eu assinei a resição e nunca mais contatei á empresa ao respeito. Recentemente eu percebi que a empresa de fato tem capacidade para me pagar devido ao crecimento da mesma, e por outra parte eu vou ter um filho e preciso deste dinheiro. Minha pergunta é, se é possivel processar judicialmente á empresa para eles me pagarem a recição que devia ter recebido por lei, sendo que eu assinei a resição que eles tinham me pagado? Depois do fato a lei mudou e agora no caso de eu perder o processo teria que arcar com os custos que a empresa tenha no processo, por isso minha preocupação sobre as chances que eu teria de ganhar o processo, procurando na internet encontrei outro caso parecido e finalmente o estrangeiro recebeu a resição estipulada por lei. Agradeço cualquer ajuda. Obrigado. continuar lendo