Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Professor desrespeitado e acusado indevidamente de assédio sexual será indenizado

    Publicada originalmente em 28.06.2012

    A Justiça do Trabalho mineira reconheceu a um professor o direito a receber indenização por danos morais, em razão da forma desrespeitosa com que era tratado dentro da instituição de ensino, tendo inclusive sido injustamente acusado de assédio sexual. A reclamada negou os fatos e recorreu da decisão. Mas a 3ª Turma do TRT-MG constatou que o professor realmente foi exposto a situação vexatória e humilhante, tendo razão em pedir a indenização por esse motivo.

    Segundo o juiz convocado Oswaldo Tadeu Barbosa Guedes, as provas revelaram que o professor era alvo de frequentes ataques por parte de um coordenador da instituição. Uma testemunha contou que presenciou perseguições ideológicas, por parte do coordenador, contra o reclamante. Havia constantes atritos e o professor era destratado de forma ostensiva. O coordenador muitas vezes o chamava de "pós-modernoso", na frente de alunos e professores, e ainda dizia ser ele um "mau professor", reacionário e "empecilho" ao projeto pedagógico do curso.

    Ainda de acordo com o magistrado, as atas de reuniões apresentadas no processo confirmaram o ambiente ruim de trabalho vivenciado pelo reclamante. O coordenador ameaçou pedir demissão se a Universidade apoiasse os métodos defendidos pelo professor. E ainda assinou uma carta aberta a alunos e professores, onde declarou que já havia encaminhado vários pedidos de demissão do professor, por não considerá-lo apto a estar na comunidade acadêmica.

    E o desrespeito não parou por aí. O magistrado pontuou que o professor foi acusado de assédio sexual, sem que nada ficasse comprovado. A esse respeito foi ouvida uma aluna, que declarou nunca ter sido desrespeitada e que o professor muito havia acrescentado a seu aprendizado. A aluna relatou que a acusação de assédio sexual teve grande repercussão e que a ré não fez qualquer tipo de esclarecimento, nem para alunos e nem para a imprensa, sobre o resultado do inquérito. O relator verificou que no procedimento administrativo não houve conclusão de prática de assédio sexual pelo professor.

    Todas essas atitudes, graves e desrespeitosas, conduziram o magistrado à conclusão de que a instituição de ensino ultrapassou os limites do poder diretivo, praticando abuso de poder. Ficou claro que a acusação de assédio sexual foi injusta, expondo o professor a situação humilhante. "O fato de ser acusado da prática de assédio sexual, além de repercutir negativamente na vida profissional do trabalhador, se a acusação é falsa, como ocorreu aqui, o acontecimento, por certo, causa profunda indignação, ferindo a dignidade e os valores subjetivos desse trabalhador, atingindo-lhe a integridade psíquica que é tutelada pela lei, o que legitima o pedido de reparação extrapatriomonial e patrimonial" , ponderou no voto. O relator considerou agravante o fato de a acusação ter sido divulgada para outras pessoas.

    Com essas considerações, confirmou a condenação da instituição de ensino ao pagamento de indenização por danos morais, apenas reduzindo o valor para R$20.000,00, por entender que a importância se amolda melhor ao caso concreto. A Turma julgadora acompanhou o entendimento.

    • Publicações8632
    • Seguidores631533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4907
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professor-desrespeitado-e-acusado-indevidamente-de-assedio-sexual-sera-indenizado/100303167

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 12 anos

    Professor será indenizado por falsa acusação de abuso

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Denunciação caluniosa, vingança que sai caro

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 16 anos

    Acusar empregado sem provas resulta em dano moral

    Matheus Zurita, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Mandado de Segurança para análise de requerimento administrativo

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    E quando se é docente universitário, com tantos (as) alunos (as) qualificados (as): com mestrado, doutorado, pós-doc, etc. os (as) quais, aos montes estão, desejando, aguardando a rara oportunidade de abrir uma vaga de professor em universidade estadual para prestar concurso. E, do carácter, ou melhor, da falta desse, podem se favorecer criando um e-mail fake, e desse e-mail enviar uma mensagem fake contendo assédio para uma aluna (e claro, para a aluna que é casada e é a mais encrenqueira de todas), sendo a mensagem se passando como enviada pelo docente, para fim de prejudicar o docente, que passará por processo, e pode ser exonerado do cargo... abrindo assim uma vaga? E o docente, casado a menos de 5 anos, com dois filhos pequenos para sustentar, ter que se defender, e como? --------------- Sinceramente, esse país não tem mais jeito a pelo menos curto/médio prazo. Pessoas "educadas" que deveriam prezar por atitudes dignas, houve quem fez isso. E o sistema, não que seja cego, mas que tem catarata bem avançada e procura pelo em ovo, faz você de criminoso. É um absurdo. Depois o cara, acusado, enlouquece, se mata... e pronto, temos uma nova docente "sã" no mais alto nível de educação, a universidade, praticando a docência. continuar lendo