Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conversão de regime celetista para estatutário não pode causar prejuízo para o trabalhador

    A transferência do regime jurídico, de celetista para estatutário, não equivale à dispensa sem justa causa quando o trabalhador continua prestando serviços para o ente público, já que preservado o emprego. Assim, se o seu tempo de serviço é computado apenas para fins de estágio probatório e progressão vertical, tem ele direito a receber férias e 13º salário proporcional, pois, do contrário, suportaria prejuízo patrimonial.

    Esse foi o entendimento da 5ª Turma do TRT-MG, que, acompanhando voto da desembargadora Lucilde D'Ajuda Lyra de Almeida, negou provimento ao recurso do município, que pedia o reconhecimento da inexistência de rescisão contratual e a exclusão das verbas decorrentes.

    O reclamante foi admitido, em 01.02.06, mediante concurso público, para trabalhar para o município, sob o regime celetista. A Lei Municipal nº 668 , de 27 de fevereiro de 2008, converteu o regime para estatutário. Como continuou a prestar serviços para a municipalidade, não houve dispensa sem justa causa.

    Mas, o parágrafo único do artigo 2º da Lei Municipal 668 /08 estabeleceu que o tempo de exercício no emprego será computado apenas para o estágio probatório e progressão vertical, trazendo prejuízo para o trabalhador. "Ademais, a argumentação recursal de que todos os direitos dos servidores municipais estariam resguardados não se mostra razoável, primeiro porque a Lei 668 /2008 não lhes fez menção, segundo porque o contrato de emprego foi extinto pela mudança do regime, como já decidido" - completou a relatora.

    Nesse contexto, o trabalhador deve receber o 13º salário proporcional e as férias acrescidas do terço constitucional, começando a fluir a contagem de novo período aquisitivo de férias e 13º salário, a partir da mudança para o regime estatutário. Como ficou configurado o atraso no pagamento dessas verbas, também é devida a multa do artigo 477 da CLT .

    ( nº 00342-2008-070-03-00-0 )

    • Publicações8632
    • Seguidores631525
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9952
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conversao-de-regime-celetista-para-estatutario-nao-pode-causar-prejuizo-para-o-trabalhador/1027554

    Informações relacionadas

    Dr Fabiano Silva de Andrade, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Se mudar o regime de celetista para estatutário, o funcionário pode sacar seu FGTS?

    Schiefler Advocacia, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Entenda como funciona a remoção de servidor público e quais são os seus direitos

    Vinícius Guimarães Mendes Pereira, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Servidor que migrou de regime celetista para estatutário tem direito a sacar o fundo de garantia

    Após mudança de regime, servidor municipal tem direito a baixa na CTPS e saque do FGTS

    Carta Forense
    Notíciashá 11 anos

    Servidor público pode resgatar saldo de FGTS referente a trabalho anterior pelo regime celetista

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Alguém pode ser forçado a migrar de regime? Em caso de aposentados que continuam trabalhando, poderiam ser mandados embora com isso? continuar lendo

    E como ficaria a multa de 40 ,% FGTS que ele
    tinha quando era clt ele perderia na aposentadoria? continuar lendo

    E se ei mudar de celetista para estatutário em outra cidade, eu perco? E a evolução funcional? continuar lendo