Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Banco deverá integrar à remuneração salário variável instituído para incentivar cumprimento de metas

Se a empresa se obriga a pagar uma remuneração variável sempre que atingidas as metas fixadas, a parcela paga a esse título com habitualidade tem natureza salarial (artigo 457, parágrafo 1º, da CLT). Sob esse fundamento, a juíza Thaísa Santana Souza, em sua atuação na 23ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, deu razão a uma bancária que buscava a correta integralização da parcela que recebia a título de sistema de remuneração variável.

Segundo argumentou a trabalhadora, ela recebia salário fixo (salário base mais comissão do cargo e mais anuênio) e salário variável (sistema de remuneração variável). Porém, apesar de o valor desta última parcela ser considerado para fins de apuração do 13º salário e do FGTS, incidindo na base de cálculo do INSS e do IR, o banco empregador não integralizou corretamente essa parcela nas demais verbas salariais e fundiárias.

O banco, por sua vez, alegou que a remuneração variável não poderia ser considerada salário, já que tinha origem em circulares internas da empresa e sua finalidade era incentivar o cumprimento de metas de produção e rentabilidade.

Mas os argumentos empresariais não convenceram a julgadora. Ela constatou que a verba paga habitualmente a título de sistema de remuneração variável foi instituída para fins de cumprimento de objetivos de venda estabelecidas mensalmente para cada agência bancária. Diante disso, a magistrada não teve dúvidas de que a parcela estava vinculada ao fator produtividade e, sendo paga habitualmente, tinha, sim, caráter salarial.

Assim, dando razão à empregada, a juíza condenou o banco a integrar a parcela "Sistema de Remuneração Variável" na remuneração da bancária para todos os efeitos legais, com repercussão nas demais parcelas salariais e verbas rescisórias compondo, inclusive, a base de cálculo das horas extras deferidas.

O banco recorreu dessa decisão, mas o TRT de Minas manteve o reconhecimento da natureza salarial da parcela e deu provimento parcial ao recurso apenas para excluir da condenação a determinação para inclusão da verba "Sist. Remun. Variável" na base de cálculo da parcela intitulada comissão de cargo ou gratificação de função e pagamento das diferenças daí decorrentes.

  • Publicações8632
  • Seguidores631533
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-devera-integrar-a-remuneracao-salario-variavel-instituido-para-incentivar-cumprimento-de-metas/111980400

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 13 anos

Segredo de Justiça: até onde pode ir?

Henrique Lima, Advogado
Artigoshá 8 anos

Comissões e gratificações disfarçadas de PLR

Natalia Piccolo, Advogado
Artigoshá 5 anos

Comissão integra o Salário? E as demais verbas?

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - RECURSO ORDINÁRIO: RO XXXXX20165010512 RJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)