Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Empresa terá que indenizar trabalhador que teve capacete furtado no local de trabalho

A empregadora deve disponibilizar local próprio nas suas dependências para o trabalhador guardar seus pertences com segurança. Caso contrário, terá de pagar indenização se algum bem do empregado for furtado, pois cabe ao empregador assumir os riscos do empreendimento. Foi esse o entendimento manifestado pela 3ª Turma do TRT-MG ao julgar o caso de um empregado que teve o capacete furtado dentro da empresa.

O reclamante alegou que fazia o percurso casa-trabalho em sua moto e sempre chegava à empresa carregando o seu capacete. Disse que a ré disponibilizava um vestiário para a troca de roupa dos funcionários e os pertences de todos ficavam lá. Mas, como o capacete dele não cabia dentro do armário, acabou sendo furtado. Por isso, pediu indenização.

O juízo sentenciante deu razão ao empregado, entendimento que foi mantido pela relatora do recurso da empresa, desembargadora Taísa Maria Macena de Lima. Isto porque, uma testemunha ouvida no processo confirmou que o armário era pequeno e não cabia o capacete. Disse ainda que estava presente quando o empregado, ao retornar do trabalho para o vestiário, não encontrou o capacete no local em que o havia colocado. A relatora valorizou esse depoimento, considerado convincente pelo julgador de origem, o qual, segundo a desembargadora, tem melhor condição de avaliar a credibilidade das declarações prestadas em audiência.

"Ficou, assim, satisfatoriamente comprovado que o reclamante teve seu capacete furtado dentro do vestiário da empresa e que tal fato não teria ocorrido se a reclamada tivesse disponibilizado recinto próprio nas suas dependências para acomodação dos pertences do trabalhador, principalmente aqueles, como o capacete, de uso necessário para viabilizar a prestação de serviços em benefício da empresa", registrou a relatora, mantendo a condenação da empresa a pagar o valor equivalente ao capacete furtato, no que foi acompanhada pela Turma julgadora.

  • Publicações8632
  • Seguidores631544
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3422
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-tera-que-indenizar-trabalhador-que-teve-capacete-furtado-no-local-de-trabalho/135875083

Informações relacionadas

Magalhães Advocacia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Responsabilidade do empregador por bens pessoais dos empregados

Ação de indenização por danos materiais e morais

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Jurisprudênciahá 11 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região TRT-24: XXXXX20115240021

José Ítalo Grangeiro Queiroz, Estudante de Direito
Modeloshá 2 anos

Indenização por dano moral

Alexandre Augusto da Silva, Advogado
Modeloshá 4 anos

Reclamação Trabalhista com Pedido de Indenização por Danos Morais e Materiais

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deveriam ter citado ao menos o número do julgado. Queria fazer uma citação jurisprudencial, mas não poderei. continuar lendo

Fui furtado deste jeito a responsável da empressa que estava lá me disse que poderia deixar meus pertences lá no vestuario eu fui e deixei - ela a empressa me disse que o problema é meu depois de 2 meses me enrolando eles não dão armario para funcionário e me disseram que não se respinsábilizariam. continuar lendo