Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conciliação soluciona processos trabalhistas de mais de 23 mil pessoas

    A realização da 9ª Semana Nacional da Conciliação no TRT-MG, de 24 a 28 de novembro, resultou na realização de 4.411 acordos trabalhistas em Minas Gerais, segundo dados parciais da Vice-Corregedoria do Tribunal, o que representa mais de 58,5% das audiências realizadas. De acordo, ainda, com esse levantamento, de um total de 12.075 audiências designadas, ocorreram mais de 62%. As soluções negociadas em comum acordo entre as partes resultaram em pagamento e compromisso de pagamento aos autores das ações trabalhistas, num valor que totaliza R$ 56.848.553. Por meio da conciliação, mais de 23 mil pessoas conseguiram chegar a uma solução negociada para receber créditos decorrentes de processos trabalhistas.

    A Semana Nacional da Conciliação, realizada também pelo TRT-MG e sob coordenação da desembargadora corregedora Denise Alves Horta e do desembargador vice-corregedor Luiz Ronan Neves Koury, é um período em que o Poder Judiciário concentra esforços no sentido de alcançar soluções negociadas aos processos, por meio de audiências marcadas exclusivamente com esse fim por iniciativa das partes ou das próprias instâncias do Poder. Diversas vantagens de se optar pela via da conciliação para a resolução de conflitos vêm sendo difundidas pelas autoridades do TRT-MG e do Judiciário em nível nacional, como a celeridade e o fato de que no acordo as partes são protagonistas da solução encontrada (o que pode aproximar mais a solução da realidade dos fatos julgados). A conciliação é vista também como uma alternativa para desafogar o Judiciário, dando vazão de modo mais ágil ao grande número de ações que nele tramitam. (Imagens Leonardo Andrade e TV TRT-MG)

    • Publicações8632
    • Seguidores631533
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações236
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conciliacao-soluciona-processos-trabalhistas-de-mais-de-23-mil-pessoas/155146070

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)