Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Salários e proventos de aposentadoria podem ser penhorados

    Na escala preferencial de penhora, estabelecida pelo artigo 655, do CPC, o dinheiro aparece em primeiro lugar. Foi com base nesse artigo que a 3a Turma do TRT-MG, por maioria de votos, modificou a decisão de 1o Grau e determinou a penhora de 15% sobre os valores recebidos, a título de salário, por um dos sócios da empresa reclamada e de 15% sobre os proventos de aposentadoria recebidos pela outra sócia. É que, na visão dos julgadores, mesmo que se entenda aplicável na Justiça do Trabalho o disposto no artigo 649, do CPC, que enumera os bens absolutamente impenhoráveis, entre eles, os salários e aposentadorias, o próprio parágrafo 2o da norma exclui dessa proibição a penhora para pagamento de prestação alimentícia.

    Analisando o caso, o desembargador Bolívar Viégas Peixoto observou que, de fato, o bloqueio judicial recaiu sobre as contas destinadas ao recebimento de salários e proventos de aposentadoria dos reclamados. No entanto, os valores ali encontrados não são impenhoráveis. Explicando o seu raciocínio, o relator destacou que o artigo 882, da CLT, dispõe expressamente que o executado que não pagar a dívida poderá garantir a execução fazendo o depósito do valor do débito ou nomeando bens para serem penhorados, de acordo com a ordem preferencial estabelecida no artigo 655, do CPC, o qual relaciona, em primeiro lugar, o dinheiro.

    Não se nega que o artigo 649, IV, do CPC, considera absolutamente impenhorável os vencimentos, salários e proventos de aposentadoria. Entretanto, ressaltou o desembargador, o seu parágrafo 2o exclui dessa proibição a penhora para pagamento de prestação alimentícia. E aqui se enquadra a dívida trabalhista, porque ela tem origem no salário do trabalhador. A Constituição da República, por meio do artigo 100, parágrafo 1o A, define os débitos de natureza alimentícia como aqueles que decorrem de salários, vencimentos, proventos, pensões, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou invalidez, fundadas na responsabilidade civil, em virtude de sentença da qual não cabe mais recurso.

    Para o relator, é inadmissível que a Justiça do Trabalho, também conhecida como a Justiça Operária, proteja o devedor de salários. Mesmo porque o empregador é quem deve assumir os riscos de sua atividade econômica, conforme artigo 2o, da CLT. Pensar diferente disso é fazer com que o empregado assuma esse ônus, em verdadeira inversão de valores. Por isso, o desembargador determinou a penhora de 15% dos valores recebidos a título de salários e de proventos de aposentadoria dos reclamados, até o pagamento total do crédito trabalhista, no que foi acompanhado pela maioria da Turma julgadora.

    ( AP nº 01431-2004-110-03-00-4 )

    • Publicações8632
    • Seguidores631534
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14153
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salarios-e-proventos-de-aposentadoria-podem-ser-penhorados/2487532

    Informações relacionadas

    Juscivaldo Amorim, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Minha aposentadoria pode ser penhorada para pagar dívida trabalhista?

    Érico Olivieri, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Processo civil - Recurso de agravo de instrumento contra decisão que determinou a penhora de 20% de salário até quitação da dívida

    Marcelo Braga, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Agravo de Petição com pedido de Liminar - Penhora sobre poupança de sócio da executada

    Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
    Jurisprudênciahá 9 meses

    Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul TJ-MS - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-19.2023.8.12.0000 Sidrolândia

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo I. Disposições Gerais

    8 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Muito bom, me ajudou muito, mas, mas gostaria que comentassem com base no cpc/15 . Também em jurisprudências, julgados, ementas., STJ,STF.
    Att.
    Obrigada continuar lendo

    Gostaria que comentassem também sobre os honorários advocatícios, são de natureza alimentar, se na execução contra o executado podem ser descontado na aposentadoria. continuar lendo

    A justiça nunca determina nada em definitivo,as leis não são cumpridas,eh uma pena. continuar lendo

    Acredito que o empregado não pode ter este risco referente a atividade econômica do empregador.
    Seria realmente a inversão de valores. Empresários contratam trabalhadores e caso não dê certo seu negócio empreendedor, a responsabilidade caia para os empregados. continuar lendo